Os meus trabalhos são feitos com muito amor e carinho e muitas vezes, nos momentos mais difíceis também já serviram como terapia.
estão á vossa inteira disposição, podem apreciar, comentar, fazer perguntas como foram feitos e também se os quiserem adquirir podem contactar-me por E-mail

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

REGISTO OU LAMINA


São muitas as designações que podem dar-se aos Registos Religiosos. Há quem lhes chame Memórias ou Saudades pois guardam memórias e saudades de determinados momentos, como por exemplo as que são realizadas com pagelas de Baptismos, 1ª Comunhão, Crisma, Matrimónio,etc Outros ainda dão-lhes o nome de Lâminas
De qualquer forma são mais conhecidos por Registos ou Registros.
A arte dos Registos é uma velha tradição portuguesa de origem conventual. Antigamente era costume oferecer santinhos ou pagelas para marcar dias especiais das nossas vidas como quando fazíamos a Profissão de Fé e outros eventos Religiosos. Alguns serviam muitas vezes para marcar a página de um livro de oração, missal, ou Bíblia eram registos de uma passagem que se lia muitas vezes. Outros eram por vezes entregues aos cuidados de irmãs religiosas, que elaboravam os tais registos com adornos e tecidos raros que sobravam da paramentaria e os emolduravam passando a decorar paredes das casas médias e ricas. Funcionando como símbolos de protecção Os Registos de Santos começaram a ser conhecidos em Portugal, sobretudo em meados do século XVIII.
Os Registos estão novamente em moda continuando a decorar as paredes das nossas casas.
Existindo duas vertentes: aqueles que procuram recriar os registos antigos utilizando imagens antigas e tecidos nobres como brocados e outros, normalmente provenientes de sobras de paramentarias. Outros que procuram dar aos registos um ar mais contemporâneo, utilizando figuras mais recentes e tecidos mais simples. Eu gosto dos dois.
Por hoje já disse tudo. Beijinho para todos e façam o favor de comentar

45 comentários:

Ψ ﺴ Ρяϊη¢єىå ﺴ Gµєяяєϊяå ﺴ Ψ disse...

Olá Linda, eu sou uma aficionada por registos, acho-os simplesmente lindos!
E este ficou fabuloso, parabéns!
Continuação de boa semaninha!
Beijinhos,
Manela

Quiosque de Ideias disse...

Olá Linda, parabéns pelo trabalho e descrição do mesmo, fiquei a saber mais sobre os registos, eu pessoalmente não gosto muito, mas valorizo o trabalho.
Beijinhos

Paula

Madalena Veiga disse...

Olá Linda

Eu gosto de Registos e este está fora de vulgar.

Jinhos

Unknown disse...

Olá Linda,
Este Registo(r) é absolutamente maravilhoso!!
Beijinhos,
Lia.

Ana Rodrigues disse...

Olá!
Não fazia a minima ideia... obrigado pela explicação!
desejo que os seus pais estejam melhores...
Bjs e continuação de boa semana

Faniquito disse...

Oii amiga !!!

Que legal... pensei que essa arte não fizesse mais parte da tradição religiosa...ouvi falar muito e seu texto me trouxe boas recordações. :)

Espero que seus pais estejam melhor.
E com esse frio todo... aí é que complica,né.:)

Beijinhos

Ana

Mary C.M. disse...

Oi Linda..
muito interessante a tua explicação sobre os registos, eu desconhecia o por qué deles, gosto de apreciar esse trabalho,já não de os fazer.. e este aqui ficou lindo..lindo, parabéns
bjinhos

xana disse...

Olá Linda!!
è uma matéria q , desde já, confesso q n abranjo, mas apreciei imenso a explicação e ainda mais o fantástico trabalho...

jinhos

xana

Palmira Palazón Valera disse...

Que bonito!!, Vengo a saludarte y avisarte que tienes en mi Blog un Mimo-Premio, pasate a recogerlo.
Besos

Larokitas disse...

Olá Linda!
Estás de Parabéns por este trabalho maravilhoso!
Bom fim de semana

si

Maria disse...

Ficou muito bonito, também gostava de saber fazer mas não sei pois gosto muito. Não sabe de nenhum site ou blog que ensine a fazer?
Beijos

Rute Granja disse...

Esta lindo este registo!!
Beijocas e um bom fim de semana
Rute

Ritices disse...

Bom dia.
Parabéns pelo trabalho, ficou muito bem.
As melhoras da mãe.
Ritices

Ps.Coloquei o seu blog no meu, espero que não se importe.

Solange Belém disse...

Oi Linda,
vim fazer-te uma visitinha e conferir as novidades postadas. Como sempre os seus trabalhos estão muito lindos. Parabéns!
Deixo-te meu forte abraço e votos de um maravilhoso fim de semana.
Também deixo um abraço bem apertado para sua mãe, espero que ela já esteja bem.
Beijos

Sol

arcadesonhos40 disse...

Olá Linda
O seu registo está fabuloso,parabens.
Beijinhos e bom fim de semana.

Anónimo disse...

Olá Linda!tudo bem,pois o Registo está muito lindo,parabens,fiquei mais ilucidada a cerca dos Registos,desejo-vos um bom fim mde semana bjokas

Vovolu disse...

OLa LINDA este registo esta muito interessante e fora do vulgar. Gostei. Bom fim de semana. Beijinhos VOVOLU

Paula disse...

Obrigada minha krida.
Adoro os teus trabalhos, parabéns.
Bom fim de semana e uma beijoka :)

Anónimo disse...

Amiga Linda
Passei para te agradecer a visita e saber se os teus pais se encontram melhores.
Um bom fim de semana e um beijo
C.Galvão

SANDRA RIBEIRO disse...

ola amiga
(¨`•.•´¨) Passei para
.`•.¸(¨`•.•´¨) deixar
.....×`•.¸.•´um abraço.
.....(¨`•.•´¨)
.....×`•.¸.´Desejar
(¨`•.•´¨)um bom
.`•.¸(¨`•.•´¨) fim
.....×.`•.¸.•´ de semana
....× (¨`•.•´¨)
(¨`•.•´¨)¸.•´
.`•.¸.•´ beijosssssss

esta lindooooooooooooo este trabalhinho

Luis Moisão disse...

ola linda ainda bem que a sua mae ja esta melhor,devo dizer que nao se saiu nada mal com o feltro,eu gostei do resultado,tenha um bom fim de semana,beijinhos

Tete Fontes disse...

Oi Linda, muito delicado este registo! Um ótimo final de semana pra você também e um beijinho. Tete

Mary C.M. disse...

Viva amiga...passei para te desejar um bom fim de semana e muita inspiração nos teus lindos trabalhos...bjinhos

marinaebrunaartes disse...

OLA LINDA!
VIM DESEJAR UM OPTIMO FIM DE SEMANA!

Bia Veiga disse...

Oi Linda, quantos trabalhos lindos. Não conhecia os registros, aqui usamos muito os santinhos para oferecer como lembranças em batizados, primeira comunhão. Mas que trabalho interessante e penso que o mais moderno também deve ficar muito bonito.
bjs e bom domingo
Bia Veiga

Sandra Gonçalves Luis disse...

Olá Linda!
Obrigado por visitar o meu blog.
Estou a retribuir a visita e gostei muito dos trabalhos, estão muito originais.

Bjs.
Bom Trabalho
O Cantinho da Sandra Luís

Unknown disse...

gostei muito
bom domingo
beijinhos
Carla

Kika disse...

Lindo!De facto é verdade, pois eu tenho uma recordaçaõ de todos os sacramentos. Tenho mesmo todos e pude agora recordá-los. A si o agradeço.
Beijokas e tenha uma boa semana!

Trapinhos :D disse...

Olá Amiga um beijinho mt grande e uma optima semana :-D

Ana Rodrigues disse...

Olá
Que bom... plantar flores!
Até vai chover(espero que pouco) p/ ajudar a regar... hehehe
Bjs e boa semana

Lúcia disse...

Linda, como vai?
Muito interessante este seu post. Além do lindo trabalho, nos conta a história da peça. Eu não conhecia, mas conforme fui lendo, lembrei que minha avó paterna, que era portuguesa, usava algo semelhante para marcar páginas de livros.
Grande abraço e boa semana,
Lúcia

Maria Bettencourt Lemos disse...

Olá Linda,
Muitos parabens pelo magnifico Registo!!!
Obrigada pelo seu comentario de parabens e pela bonita mensagem que me deixou, muito simpático da sua parte e eu gostei muitissimo!
Um abraço,
Maria Lemos

Olívia Freire disse...

Olá Linda!
JÁ fiquei a saber um pouco mais...
Obrigado e parabéns pelos trabalhos lindos que tens feito.
Bjs

Ola sou a Anita disse...

oi minha amiga esta lindo este registo.
olha estou a passar para te desejar-te uma boa semana.beijinhos
olha espero que os teus pais estejam melhor mesmo.
beijinhos
anita

SANDRA RIBEIRO disse...

ola linda
passei para desejar uma optima semana
beijos (^.^)

quiosquedeamizades@live.com.pt disse...

Olá Linda
está tudo bem? a sua mãe como vai?
passei para agradecer a sua visita, apareça sempre que queira, se tiver alguma sugestão..muito obrigado pela companhia, beijinhos

Paula

~♥~ Fuxicos e Retalhos ~♥~ disse...

Gostei mto da sua narrativa
Obrigada...

Uma semana feliz a ti, bjs

arcadesonhos40 disse...

Olá amiga
Passei para agradecer o seu comentário.
Beijinhos

Artes de Fada disse...

Agradeço do fundo do coração, a todos os que me desejaram parabéns pela passagem do meu aniversário. É reconfortante saber que alguém nos quer bem! E Linda não era minha intenção por-te com as lágrimas nos olhos mas realmente o meu amor pela minha mana é incondicional e como pudeste reparar é recíproco!!! Obrigada mais uma vez boa semana beijoca grande!!!

Luciana F. Damiano disse...

Blog de artesanato também é cultura mesmo!!! Li essa frase ainda hoje e já estou repetindo. Acabei de aprender sobre Registos. Foi uma linda postagem, Linda.
bjs
Lu

Ψ ﺴ Ρяϊη¢єىå ﺴ Gµєяяєϊяå ﺴ Ψ disse...

Olá minha Querida!
Muito Obrigada pela viistinha e pelo gentil comentário :)
Continuação d eum bom restinho de semana!
Beijinhos Cintilantes

Mimos da Nieta disse...

Linda em primeiro lugar as melhores da tua mãe ainda que atrasada como sempre pois também tenho tido os meus pais os dois doentes e o tempo é muito pouco.
Adorei o teu ultimo trabalho .Vou tentar voltar mais vezes.
As minhas desculpas.
Bjs.
Nieta

Elisa disse...

Olá Linda
Obrigada pelas visitas e pela bela lição sobre os registos, que sinceramente desconhecia, mas que ficam muito lindos.Um bom fim de semana e beijinhos de manta de retalhos

Monica Ribeiro disse...

Gostei do seu registo. Só não vale copiar taxativamente os textos dos outros pois esse testo é do blog (registosmemorias.blogspot.com)e foi publicado a 15 de Outubro de 2007. Mas a autora (eu mesma) perdoa, pois significa que o meu texto foi elucidativo e ajuda a divulgar esta arte que estava a cair no esquecimento. Beijinhos Monica Ribeiro.

Toca do trico e croche disse...

Olá, minha querida!
Adoro tradição, história...
Gostei muito de aprender um pouco mais sobre os Registos.
Adorei conhecer seu lindo blog!
Será um imenso prazer receber sua visita no meu cantinho.Já estou te seguindo.
Beijinhos!
Sonia Faria