Os meus trabalhos são feitos com muito amor e carinho e muitas vezes, nos momentos mais difíceis também já serviram como terapia.
estão á vossa inteira disposição, podem apreciar, comentar, fazer perguntas como foram feitos e também se os quiserem adquirir podem contactar-me por E-mail

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PASSO A PASSO DE ESTANHO



Olá 
Desejo uma boa semana para todos.







Vou mostrar mais um trabalho em estanho e tentar pôr um passo a passo, vai ser muito dificil e só o 
vou colocar porque a minha amiga Khátia do blogue " Doce Croché " me pediu para o fazer

Estes são os materiais que uso:

Estanho
Boleadores
Xi-sato
Vela
Removedor de gorduras ( alcool ou acetona)
Cola de contacto
Patine para estanho
Limpador de pratas
Um pano macio
2 pedras decorativas
Uma borracha onde faço a gravação do estanho
Um desenho. 





Agora  o estanho, a escova e o desenho. Vamos passar o desenho para o estanho do lado do avesso.  com o boleador adequado começo a dar volume pelo avesso do estanho, a seguir viro o estanho pelo direito e começo a bolear todo o desenho em que dei o volume tentando aperfeiçoar o melhor que puder, corrigindo o que ficou torto.



                                               
Dou este exemplo em que eu estou a corrigir com um lápis.

Depois de estar todo trabalhado viro do avesso e com uma vela acesa, vou pingar cera para preencher todas as ranhuras que  fiz, quando trabalhei o desenho,( estou a apontar com o beleador) o preenchimento serve para depois não amachucar quando tiver que limpar.

Já existem no mercado produtos que substituem a cera mas, como sou muito conservadora continuo a usar os produtos do tempo em que aprendi.





E assim fica o avesso.


Agora vou colocar a cola de contacto no avesso espalhar muito bem e esperar um pouquito para que a cola adira melhor, quando colocar na  escova  . Tento moldar á escova com todo o cuidado e paciência  que também é preciso para fazer este trabalho, deixo secar umas horas. Depois vou limpar a peça muito bem para remover alguma cola que tenha ficado, ou gordura. A seguir vou aplicar a patine para estanho... eu aplico com um algodão, deixo descansar uns minutos.


                                  
                                                      


Vai ficar com uma cor preto.  A seguir, vou limpar com o algodão de limpar as pratas depois de passar muito bem em toda a superfície (pode repetir se achar que deve) . Começa a última etapa que é: pego num pano macio pode ser uma flanela ou até uma malha macia e começo a limpar com leveza para lhe dar brilho, até atingir o brilho desejado ainda demora algum tempo, nas ranhuras vai ficar uma cor mais escura, efeito da patine mas é esta cor que faz a diferença e deixa a peça muito bonita. Para finalizar mesmo... é só colar as pedras que até podiam ser preciosas, as minhas são marca "Chinocas" eheheeeeh. uso a mesma cola de contacto.

                                                 
                                                      
E o resultado é mesmo este.


Não é fácil fazer um passo a passo desta técnica, gosto mais de ensinar mas é ao vivo. Volto a dizer se não fosse a minha prima Khátia pedir eu não me atrevia a fazer isto. Agora vou embora fico á espera da vossa opinião.

Beijinhos para todos!!!!!!!!!!!!!!!

Até Breve!!!!!!!!

35 comentários:

Unknown disse...

LINDA ,ADOREI O PASSO A PASSO. BJSSSSSSSSSS

Isabel Mello disse...

Oi Linda!!!
Obrigado pelo comentário em meu blog ,as imagens são decoupages sim.
Bjs
Isabel

Artes Ideias e Dicas disse...

Olá Linda, obrigada plo passso a passo fiquei com a noção de como se faz um dia destes vou por em prática porque é uma técnica linda.
Bjs

Álbum da Artesã disse...

Oi Linda

Sabes muito bem o quanto aprecio teus trabalhos e os em estanho, principalmente.
O teu P A P ficou hiper legal
Obrigada

Bj♥s

Isabel L. disse...

Ficou linda!!!
O PAP está otimo Linda, dá bem para entender as fases do trabalho agora é só treinar ;)
o estanho é uma delicia...
Bjs

Celeste disse...

Olà Linda,
não sòmente o seu trabalho é perfeito, mas o pap também é 5*

Bjs.Celeste

Káthia Marchand disse...

Amooooooooor!
Eu te amooooooooooooooo!

Hahahahahahahahaha ...
Viu que sucesso é o seu PAP?

Menina, eu vou tentar fazer aqui em casa, porque eu tenho os boleadores, mas, não tenho material do estanho, ou seja, parece alumínio, né?

Hahahaha ... prima, eu te amo, sabia?

Você é demais!
Daqui um pouco, eu vou fazer um e aí vc me diz se eu consegui fazer direitinho!
Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs ...

Obrigada por ensinar tão bem, ok?
Eu te pedi isso, porque achei lindo demais o porta retratos, e eu pensei:
- caramba, vou fazer um tbm!

Só que eu não entendo nadica de nada de estanho... hahahahahaha ...

Agora, eu já sei como tentar ao menos!

Um beijo imenso, do fundo do meu coração!
Te amoooooooooooooooooooooooooo

dulcineia vicencio disse...

Olá Marili
Maravilhosa a sua escova revestida em folha de estanho, eu adoro essa técnica, também já fiz como lhe tinha dito, mas apanhei uma alergia à patine, eu gosto do estanho com banho de patine, para dar aquele toque envelhecido, de outra maneira não gosto!! Adorei o seu passo a passo!! Parabéns pela sua criatividade e talento!!
Bjs e um lindo dia para você
Dulcineia

Ana Vargas disse...

Olá Linda!
Pois eu acho que o passo a passo foi bastante esclarecedor, tendo em conta que eu não fazia a mínima ideia de como fazer este tipo de trabalhos. Achei muito interessante, e o resultado fica muito bonito.
Bjinhos.
Ana.

Guida Machado disse...

Linda,
Obrigada pelo PAP, está muito bem explicado.
Qualquer dia tento, tenho diversas peças muito bonitas que a minha prima me ofereceu e eu gosto muito. Ela comprava a uma colega que fazia coisas muito bonitas.
Uma vez mais, obrigada e Beijinhos,
Guida

Teresa lucas disse...

Lindo trabalho Linda.
Os teus trabalhos em estanho ficam sempre uma maravilha.
Beijos

Adelaide Mesquita disse...

Olá Linda!
Parabéns pelos últimos trabalhos. Gostei imenso da pintura do castelo. Acho que ficou muito fiel. A moldura e agora esta escova são trabalhos de que gosto muito. Sempre gostei deste tipo de trabalho mas embora já tenha experimentado, como não continuei perdi o jeito...eheheheheeh. O "pap" acho que ajudou imenso quem gosta de trabalhar com estanho.
Beijo
Milai

Marisa Torres disse...

HOLA LINDA!!!!!! Te felicito por el magnífico tutorial que has hecho del cepillo de la ropa repujado en estaño.
BESITOS DESDE ESPAÑA.

Meadas Soltas disse...

Olá Linda,
O resultado ficou lindissimo! E o passo a passo está muito bem explicado.

Beijinhos
Teresa

clarice artesanatos artes criativas.... disse...

Olá amiga!!!!Linda que maravilhoso trabalho,amei o pap,não conhecia essa arte mais fiquei apaixonada,assim que tiver um tempo vou tentar fazer,não parece muito facil,mais só tentando pra saber não é mesmo rsrsrs.bjos amiga ótimo domingo.

Unknown disse...

Olá priminha,

a káthia ficou super feliz, tb com este pap tão bem explicadinho...
Parabéns.
Beijinhos e bom fim de semana
São

Gertrudes Santana disse...

Olá Linda
Amiga parabéns você explicou direitinho como se trabalha com estanho é isso mesmo, mas chegar até á perfeição do seu trabalho não é fácil,foi bom recordar obrigada por partilhar connosco esta linda técnica de trabalhar o estanho adorei,a sua escova ficou fabulosa parabéns.
Beijinhos e um lindo Domingo

Anja disse...

Ola Linda!
Ficou muito bom seu passo a passo bem detalhado.
Imagino que deu trabalho para voce.
Tambem queria saber se voce esta melhor das dores se conseguiu um medico bom para o tratamento.

Beijos no coraçao

Anja

Nil Lima da Silva disse...

Oi Linda, como vai você minha querida?
Espero que esteja tudo bem.
Gostei muito deste seu pap.
Mesmo sendo dificil e complicado faze-lo você explicou direitinho todo o processo.
Acho o trabalho com estanho muito delicado e que exige muita concentração do artesão, mas os resultados são maravilhosos.
Parabens!!!
Um grande abraço minha querida, bom inicio de semana e fique com Deus.

Isabel L. disse...

Obrigado amiga...semana cheia de trabalho e boa disposição, bj grande

Sonia Facion disse...

Obrigada Linda pelo carinho de cumprimentar pelo meu Niver!!!

Bjks

Sonia

Isabel L. disse...

Obrigado amiga!!!
Passa de novo no blog tem surpresa...
espero que boa, bjs

Walkíria Gonçalves disse...

Muito bacana!
Adorei o passo a passo.

M. Céu Fernandes disse...

Olá querida.
O resultado é fantásticfo! :)
Passei para fazer uma visitinha e deixar um beijinho.
M. Céu

Artes Ideias e Dicas disse...

Olá boa noite,adorei sua visita, e ainda pra mais foi mesmo a hora que eu estava aqui.Quanto as conchas elas são lindas ao natural
mas eu adoro estar sempre a inventar e a recrear é vicio...
Linda, vou fazer-lhe uma pergunta no estanho a parte que não tem relevo, tambem é prenchida com cera?
Bjs.

Isabel L. disse...

Obrigado Linda!!!
Bom fim de semana, bjs amiga

Nile e Richard disse...

Ola LINDA..
Que bom estar aqui com voce.
Seu pap está ótimo.
Adoro trabalhos em estanho.
Bom fim de senana.Nile.

Unknown disse...

OLA TUDO BEM? BEIJINHOS E UM LINDO DOMINGO

Lore♥ disse...

Hola Linda!!
ayyyy pero que trabajo!! muy lindo
te felicito!!
besitos
Lore

Artes Ideias e Dicas disse...

Olá Linda, obrigada ! Só me falta experimentar.
Bjos
Mali.

Unknown disse...

ola como esta? vim deixar beijinhos

Adriana disse...

Bello, bello trabajo, Linda!
Me encanta cómo queda con el agregado de la piedra azul!
Besitos

Alice disse...

O trabalho está muito lindo. Gostaria de fazermas onde fui comprar o material disseram-me que não tinham pátine mas que poderia substituir por goma laca com tinta da cor que pretender. Será que o resultado é o mesmo?
Obrigada

Alice disse...

O seu trabalho é lindo Fui comprar o estanho e o restante material, mas não tinham pátina, aconselharam goma laca misturada com tinta da cor castanha, será que resulta?

Anónimo disse...

Boa-tarde! gostei muito do seu trabalho e da forma simples que ensinou. Consegui aprender consigo. Tenho um problema com a vela por vezes salta... Bem há-ja!